Voltar

Flores da Cunha

Praça Regional da Uva
Praça Regional da Uva

Em frente à Igreja Matriz de Otávio Rocha, desde 1916 havia um terreno destinado à construção de uma praça pública. Por ocasião da 2ª Festa Colonial da Uva, em 20.02.1977, foi inaugurado no centro do terreno um Monumento ao Imigrante Italiano. O mesmo consta de uma coluna e em seu cimo, uma estátua de um leão alado, executada pela firma Zambelli de Caxias do Sul. O leão alado representa Veneza, capital da região donde vieram os imigrantes locais e faz vinculação com o santo padroeiro de Otávio Rocha - São Marcos - escolhido pelos colonizadores.

Estando Otávio Rocha localizada geograficamente no centro da área de maior cultivo de uva na serra, decidiu-se homenagear os municípios maiores produtores de uvas do estado, denominando a praça de Regional da Uva. Ali em 27.07.1980 foi inaugurada a Praça e cada município da região foi convidado a plantar um pé de parreira trazido de suas comunidades.

Há ainda na praça inaugurado em 26.07.1981 um monumento ao Carreteiro. Por ocasião da 9ª Festa Colonial da Uva, no dia 25.02.2001 foi inaugurado o Monumento do 3º Milênio e a Nossa Senhora da Uva. O monumento é uma pirâmide futurista, com duas peças triangulares e logo abaixo a uma reprodução de um quadro do pintor francês Pierre Mignoud da Nossa Senhora da Uva.

Monumento do 3º Milênio e Nossa Senhora da Uva.
Leão Alado de São Marcos, símbolo magno da Região do Vêneto - Itália, donde imigrou a maioria dos italianos.
Monumento ao Carreteiro
Rua Uva Itália, Distrito de Otávio Rocha - Flores da Cunha - RS
Telefone: +55 54 3279-1298
turismo@floresdacunha.rs.gov.br