Voltar

Flores da Cunha

Campanário da Matriz
Campanário da Matriz

Ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes há um imponente campanário com base 09X09 metros e 55 metros de altura, num total de 11.122 pedras de basalto, 

No dia 06 de outubro de 1946 inicia a construção a obra idealizada e concretizada por Frei Eugênio Brugalli, com a bênção da pedra fundamental. Torre projetada pelo Dr. Vitório Zani. Firma Construtora: João de Bastiani de Nova Pádua. Construtores: Beijamim Vezzaro, Fausto Vezzaro, João de Bastiani, José Marin e Umberto Menegat. O engenheiro responsável pela construção da torre foi Luis Lesseigner de Farias e as pedras vieram da pedreira de José Golin. E os pedreiros que cortaram as pedras foram os irmãos Luiz Coloda e Antonio Coloda da Capela Monte Bérico.

Foram três anos de construção, de 1946 a 1949. 

No dia 30 de de Outubro de 1949 foi inaugurado com a bênção do então bispo diocesano, Dom José Baréa.

Prefeito municipal da época: Pedro Rossi. Festeiros na inauguração: Anúncio e Ursulina F. Curra. Ulisses e Palmira S. Mascarello.

Os cinco sinos, foram fundidos na fundição Pacard de Savoia, França. Foram adquiridos pelo cônego agostiniano Dom Augusto Finotti. O maior pesa 1.200 quilos que leva o nome de “Pierina”(Mi Bemol), em homenagem a São Pedro, primeiro papa; o 2º(segundo) de 600 quilos, com o nome “Claudia”(Sol), em homenagem ao bispo dom Claudio Ponce de Leão; o 3º(terceiro) de 350 quilos com o nome “Dom Finotti”(Si Bemol) em homenagem ao pároco que encomendou os sinos; o 4º(quarto) de 150 quilos com o nome “Antonieta”(Mi Bemol) em homenagem a Santo Antônio; e o 5º(quinto) de 80 quilos com o nome de “Imaculada”(Sol) em homenagem a Imaculada Conceição.

Os quatros relógios com mostradores de 3 metros de diâmetro, foram fabricados em 1948. Instalados em 1950.  Um martelo de 22 quilos bate as horas do sino maior. Atualmente o toque dos sinos é feito eletronicamente.

No alto da torre estão instalados alguns alto-falantes que são usados para estimular a participação das missas através de músicas e, em especial, para anunciar os falecimentos, velórios e celebrações de encomendações.

Campanário - 55 metros de altura
Construção do Campanário (1946 - 1949)
Avenida 25 de Julho - Flores da Cunha - RS
Telefone: +55 54 3292-1443
paroquiaflores@diocesedecaxias.org.br
https://paroquiafloresdacunha.wordpress.com/