Histórico
da Rota

Vales da Serra - UVA e VINHO

A iniciativa de dividir a região Uva e Vinho em microrregiões é da Atuaserra, que sentiu necessidade de juntar grupos menores, com características em comum, para facilitar o desenvolvimento e a comercialização turística dos mesmos. A micro região 4, é composta pelos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. O nome Vales da Serra se refere às paisagens, pois os municípios em questão estão protegidos por lindos vales, que enchem de encantamento os olhos mais atentos.

A rota Vales da Serra terá a opção de vários roteiros integrados, no dia 10 de junho de 2008, foi lançado o roteiro integrado “Experiência Viva”, o mesmo tem como proposta a vivência da cultura local. A cultura desta região esta inserida na vida local do povo. Nas casas antigas, no dialeto vêneto, na religiosidade, no artesanato, na gastronomia, alem de outros exemplos que fazem parte do dia-a-dia das comunidades.

Ela tem por objetivo oferecer uma opção de rota turística diferenciada na região, onde é possível vivenciar o modo de viver das comunidades envolvidas. São 06 municípios com várias características em comum, mas também com grandes diferenciais, formando assim uma identidade única. Lugares encantadores, gente hospitaleira, paisagens maravilhosas!