Caxias do Sul

Caxias do Sul - Terra da Festa Nacional da Uva


Sede da Festa Nacional da Uva, Caxias do Sul, foi colonizada por italianos a partir de 1875. Com crescimento rápido se tornou a maior cidade da Serra Gaúcha e a segunda maior do estado. Com cerca de 450 mil habitantes, seus setores econômicos são a indústria, comércio e agropecuária, em menor expansão. A densidade demográfica da cidade é de 264,89hab/km².

Com uma forte herança cultural, a cidade se destacou através da produção da uva e do vinho, tornando-se um dos berços do turismo no estado. Caxias do Sul tem diversos atrativos turísticos que são organizados em roteiros que mostram o lado histórico da região. São eles: o La Città (Roteiro Urbano), que engloba os principais pontos turísticos do Centro da cidade, como a Praça Dante Alighieri e a Igreja São Pelegrino; Vale Trentino, que reúne atrações como vinícolas, restaurantes e o Museu da Uva e do Vinho; Estrada do Imigrante, com casas de madeira e de pedra do início da colonização; Caminhos da Colônia, com vinícolas e restaurantes italianos; Criúva, com piscinas naturais, cascatas e trilhas; e Ana Rech, com destaque à “Vila dos Presépios”. Além dos Pavilhões da Festa da Uva, onde pode ser visitado as réplicas da cidade ainda colônia, o monumento “Jesus Terceiro Milênio” e a Casa de Rolhas. O patrimônio cultural material de Caxias é vasto e comporta cerca de 48 construções tombadas.

Caxias do Sul tem uma intensa atividade industrial, o que a transformou no segundo maior pólo metal mecânico do país. Com maior abrangência no turismo de negócios, tem um amplo conjunto de hotéis e restaurantes executivos. Com uma gastronomia farta, destacam-se as diversas galeterias, espalhadas por toda cidade. Além do galeto, acompanhamentos como a típica polenta e o radici com bacon completam o prato. Muito mais do que a gastronomia tradicional italiana, os visitantes também poderão curtir uma diversidade gastronômica e cultural. Os bares e pubs que ficam no Moinho da Estação são uma boa alternativa para curtir a noite caxiense.

Caxias do Sul sedia grandes eventos durante todo o ano. Destacam-se a Festa Nacional da Uva, a Feira do Vinho na praça, a Feira do Livro, o Mississipi Delta Blues Festival, um dos maiores festivais do gênero fora dos Estados Unidos, os blocos de Carnaval de Rua, a Mercopar, evento da área de inovação industrial, e a Romaria de Caravaggio, maior manifestação religiosa da localidade.