Nova Pádua

Nova Pádua - Turismo, natureza e emoção


“Pequeno paraíso italiano”, como é conhecida, a cidade de Nova Pádua, com 2.568 habitantes, colonizada por imigrantes italianos a partir de 1886, é gigante em cultura e farta em hospitalidade e trabalho.

Tipicamente italiana conserva sua tradição com devoção, preservando principalmente o dialeto Vêneto que pode ser ouvido nas ruas da cidade, na convivência de seus moradores. Além disso, a fervorosa fé, herança dos antepassados, é manifestada nas inúmeras as festas em homenagem aos santos e padroeiros que acontecem em todas as localidades do interior

Seu interior é repleto de trilhas e estradas que levam às cascatas imponentes para a prática de esportes radiais, além de inúmeras outras belezas naturais. O Belvedere Sonda é o cartão postal do município, com uma visão perfeita das belezas do vale do Rio das Antas e um restaurante panorâmico que fica a mais de 400 metros de altura, repleto de delícias, demonstrando a fartura da mesa italiana, presente em todos os lares e estabelecimentos, sempre regada à vinhos de qualidade reconhecida e premiada internacionalmente, produzidos nas vinícolas do Município.

Baseada na agricultura familiar, Nova Pádua ocupa a 4ª posição no Estado com maior produtividade no setor agrícola (Perfil das Cidades Gaúchas, produzido pelo Sebrae-RS). Referência na cultura de hortifrutigranjeiros, o Município é grande produtor de uva, pêssego, maçã, cebola e alho. A principal festa do município é a Feira de Produtos Coloniais - FEPROCOL, festa que representa os setores produtivos do município, enaltecendo suas potencialidades agrícolas e industriais, com gastronomia típica e desfiles de carros alegóricos. Um grande espetáculo cultural.

O município também ostenta um importante patrimônio histórico, com arquitetura típica, grandes casarões e igrejas, além de homenagear aqueles que fazem o progresso desta terra com a Festa do Colono e do Motorista.