Notícias

Voltar
16/02/2017
Abertura da Fecouva
Abertura da Fecouva

Governador Sartori confirma presença na abertura da Mostra Flores e Fecouva


  Neste final de semana Flores da Cunha entra na rota das festas do Rio Grande do Sul com a abertura de dois eventos no sábado, dia 18: a 8ª Mostra Flores e 5ª Feira Agroindustrial - que acontece no Parque da Vindima Elóy Kunz, com a abertura programada para às 10h30min. Já a 13ª Fecouva e 3ª Festa do Moranguinho, em Otávio Rocha, tem a cerimônia prevista para as 11h. O Governador do Estado, José Ivo Sartori, confirmou presença na abertura dos dois eventos, inclusive irá almoçar no salão paroquial.

  A Mostra Flores ocorre de 18 de fevereiro a 19 de março, com entrada e estacionamento gratuitos. O evento vai contar com mais de 80 expositores dos setores de malhas, confecções, móveis, artesanato, agroindústrias e gastronomia. Uma das principais atrações desta edição é o Seminário Agroindustrial, com a exposição de máquinas agrícolas e cursos de degustação oferecidos gratuitamente aos visitantes.

  Já a 13ª Fecouva e 3ª Festa do Moranguinho ocorre durante nove dias no distrito de Otávio Rocha (18 a 26 de fevereiro), com almoços e jantares que colocam à mesa pratos típicos como a fortáia e o menarosto e, claro, muito vinho, uvas e morangos. No Parque de Exposições, local que ocupará o entorno da Igreja Matriz e do salão paroquial, mais de 20 expositores comercializarão roupas, joias, artefatos para a casa, vinhos, espumantes, chocolates, máquinas e implementos agrícolas, produtos coloniais, entre outras opções.

Confira a programação da Festa Colonial da Uva:

Confira a programação do final de Semana da Fecouva

Dia 18 de fevereiro, sábado:

9h - 1º Passeio Ciclístico Fecouva, com trajetos de 15,6 e 22,2 quilômetros. A concentração será na Praça Regional da Uva.

11h - Cerimônia de abertura da 13ª Fecouva e 3ª Festa do Moranguinho, com animação do Coral La Marcolina, de Otávio Rocha.

11h30min - Abertura do Parque de Exposições, com visitação de autoridades e da comunidade.

12h - Almoço típico no salão paroquial. O cardápio inclui fortaia (omelete), queijo frito, galeto, radicci cotti (radici cozido) com linguiça, polenta frita, radicci com pancetta (radici com bacon), tortei, pão colonial, vinho e suco de uva. Para sobremesa uvas e morangos.

15h - Apresentação do Grupo Aisha - Danças Árabes.

18h - Missa de abertura da Fecouva, cantada pelo Coral La Marcolina.

19h - Jantar no salão paroquial. O cardápio inclui bife (bovino), bucho (mondongo), saladas diversas, pão colonial, vinho e suco de uva. Para sobremesa uvas e morangos.

20h - Show de sertanejo com Cris Lodea, no Parque de Exposições.

Dia 19 de fevereiro, domingo:

8h - 1º Torneio de Vôlei de Quadra Misto, no Grêmio Esportivo Otávio Rocha. Inscrições até o dia 17 de fevereiro.

10h - Abertura do Parque de Exposições.

Das 10h30 às 12h - Transmissão ao vivo do programa italiano da Rádio Liberal de Guaporé 102,1 FM.

10h - Missa festiva em agradecimento às colheitas, cantada pelo Coral Integração, de Otávio Rocha.

11h - Ato festivo de abertura da vindima, com colheita de uvas; homenagem ao cinquentenário da Fecouva, com a presença de soberanas de edições passadas e ex-presidentes; e hasteamento de bandeiras, na Praça Regional da Uva.

12h - Almoço típico no salão paroquial. O cardápio inclui macarrão, menarosto (com carnes de codorna, leitão e frango), polenta frita, saladas diversas, pão colonial, vinho e suco de uva. Para sobremesa uvas e morangos. Os ingressos custam R$ 50.

12h30min - Animação durante o almoço com o grupo folclórico I Amici del Cantare, do município de Anta Gorda.

14h - Apresentação do Grupo Solidarnosc - Danças Polonesas, do município de Dom Feliciano.

15h - Desfile de carros alegóricos com motivos típicos italianos e cinquentenário da festa, com distribuição de uvas e morangos, na Avenida Uva Itália.

17h - Show com o Grupo Ricordi, no Parque de Exposições.

20h - Show com Dj Luciano Rosa, no Parque de Exposições.