Notícias

Voltar
20/07/2018
Artesanato complementa passeio em roteiros turísticos de Caxias do Sul
Artesanato complementa passeio em roteiros turísticos de Caxias do Sul

O artesanato, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e para o sustento de muitos moradores, atrai turistas que querem levar para casa uma lembrança da cidade que estão visitando. Em Caxias do Sul, as lojas com artigos desse segmento complementam os passeios pelos roteiros turísticos. Hoje é possível encontrar esse tipo de comércio nos roteiros de Ana Rech, Criúva, La Città e Vale Trentino.

Dentre os artigos mais comercializados e produzidos estão souvenires e lembrancinhas de Caxias do Sul feitos de biscuit, madeira e tecido EVA, como chaveiros e ímãs de geladeira, produtos de crochê e tricô, além de artigos de decoração.

“Os turistas vem para Caxias do Sul com o intuito de levar algum produto para a cidade deles, como forma de registrar os bons momentos da viagem. E nada melhor que um item caxiense feito por mãos caxienses”, comenta a artesã Fabiana da Silva, que vende suas peças no La Città.

Nos roteiros turísticos, as lojas de artesanato comercializam produtos que refletem a trajetória e a cultura caxiense.

“O artesanato é a arte passada de geração para geração, que ainda preserva muito da nossa história através das obras feitas com dedicação e criatividade. As tradições são preservadas e os souvenires se inovam para atrair o interesse do cliente. Os turistas procuram por locais para comprar artesanatos e levar como lembrança da nossa cidade”, comenta a titular da Secretaria do Turismo (Semtur), Renata Carraro.
Em Caxias do Sul, há cerca de 300 artesãos cadastrados na Secretária Municipal da Cultura (SMC), no departamento de Arte e Cultura Popular, e quase 30 grupos de artesanato. A lista com os estabelecimentos de artigos artesanais pode ser conferida no Portal do Turista.

Outra forma de conhecer o artesanato caxiense é visitando a Feira Sem Fronteiras. O evento conta com a participação de cerca de 150 expositores, que comercializam produtos de artesanato e de outros segmentos na Praça das Feiras. O Brique de Caxias do Sul, que ocorre todos os sábados das 10h às 16h, na Praça Dante Alighieri, também é uma oportunidade de adquirir peças confeccionadas pelos artesãos.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Semtur